Sobre Passo Fundo

Cidade de Passo Fundo

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média, com população estimada em 186.028 habitantes. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado. O PIB do município é de 3.728.199 mil reais (2008) e a renda per capita, de 19.887,00 reais (2008). A cidade é conhecida como "Capital do Planalto Médio", "Capital Nacional da Literatura","Lugar de ser Feliz"e "Capital do Norte", já que é a maior cidade do Noroeste Rio-grandense.

História

A cidade Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.

Fundação

Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja. Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré. Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, próximo a onde hoje fica localizada a Catedral de Passo Fundo.

Em 1830, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação, sendo assim considerado a primeira autoridade da cidade

Revoluções

A Revolução Farroupilha quase causa o desaparecimento de Passo Fundo. Em 1833 a então freguesia tinha 419 habitantes. Quando do fim da revolução, em 1843 restavam cerca de 60 pessoas em precárias condições. Desestruturada pelas requisições de mantimentos, gado e cavalos pelas tropas que passaram pela região, reergueu-se e chegou a vila em 7 de agosto em 1857, quando foi instalada, sob a presidência de Manuel José de Araújo, a Câmara Municipal, com poderes executivos e legislativos.
Anos depois, no final do século, seu território foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Federalista: a Batalha do Pulador.

Em abril de 1964, o governador Ildo Meneghetti estabeleceu em Passo Fundo o governo do Estado do Rio Grande do Sul por 4 dias devido ao Golpe Militar de 1964.

Em 1979, ocorreu a Revolta dos Motoqueiros, única rebelião, no Estado, liderada por motociclistas, durante o Regime Militar.

O Movimento Republicano em Passo Fundo

O movimento republicano ganhou corpo em Passo Fundo com o Clube do Toco de Vela, grupo de rapazes que por volta de 1870 passou a reunir-se na ferraria do estadunidense Thomas Canfield, para ler o jornal A Federação e debater seus ideais de igualdade, abolição, democracia e república. A república finalmente chegou em 1889, mas os republicanos de vinte anos antes não tomaram as rédeas da política passo-fundense, que continuou sob comando dos velhos coronéis do Partido Conservador, Gervásio Lucas Annes, Major Chicuta e o Capitão Lucas de Araújo.

Economia

A base econômica do município se concentra, fundamentalente, na agropecuária e no comércio, além de contar com forte setor em saúde e educacional (universitário).
A produção e a renda gerada no município estão centradas nos setores do comércio, sobretudo o varejista, e de serviços, responsável pela maior parte dos empregos gerados localmente; mais de 70,00% do emprego gerado no município de Passo Fundo está no setor terciário. Enquanto o número de empregos formais total aumentou 59,54% no período entre 1985 a 2005, o emprego no setor comercial aumentou 54,97%, no setor de industrial aumentou em torno de 52,00% e no setor de serviços 57,23%. O emprego no setor da construção civil atingiu o seu maior valor em 1994 (1.249 empregos) e em 2005 era responsável por pouco mais de metade desse número.

Educação

A taxa de analfabetismo, em torno de 2,18%, é inferior à taxa média do Brasil, de aproximadamente 11,40% (PNAD/2004).

O município conta com 73 escolas públicas (34 estaduais e 39 municipais) e 9 particulares. Possui ainda oito instituições de ensino superior: a Faculdade Meridional (IMED), Universidade de Passo Fundo (UPF), localizada na BR-285, a Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Portal Faculdades, Faculdade Anglo-Americana, a Universidade Norte do Paraná - Pólo Passo Fundo (Unopar), Faculdade Senac e ainda o Instituto Federal de Ensino Tecnológico de Passo Fundo. A Universidade de Passo Fundo é conhecida nacionalmente, e é nela que se realizam, a cada dois anos, as Jornadinhas e as Jornadas de Literatura, e trazem de diversas partes do mundo autores de livros importantíssimos. Entre as escolas mais importantes destacam-se as particulares Colégio Salvatoriano Bom Conselho,Colégio Notre Dame, o Instituto Educacional de Passo Fundo, Colégio Marista Conceição e entre as estaduais o Cólegio Joaquim Fagundes dos Reis, o Instituto Cecy Leite Costa, o Colégio Protásio Alves e a Escola Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), sendo esta última a segunda maior escola pública do estado. Além do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, Referência na educação de Passo Fundo.

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, fundada em 2 de abril de 1940, possui um acervo de mais de 40 mil livros disponíveis.

A Faculdade Meridional-IMED foi criada no ano de 2004 pela portaria número 4.364, de 29 de dezembro. No ato de sua criação foi autorizado o curso de direito. No ano de 2007, foram autorizados os cursos de psicologia, administração, sistemas de informação e tecnólogo em gestão pública. Em 2010 iniciaram os cursos de graduação em arquitetura e urbanismo e odontologia.

A Universidade de Passo Fundo possui uma rede de bibliotecas que totaliza um acervo de 92.434 títulos de livros e 227.232 exemplares e 2.808 títulos correntes de periódicos. Já o acervo da Biblioteca Central corresponde a 53.553 títulos e 133.558 exemplares, 254 unidades de CD-ROM, 27 títulos de revistas em CD-ROM e 830 normas técnicas da ABNT.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Rio Grande do Sul criou o Encontra Passo Fundo .

Blog do Guia da Cidade de Passo Fundo

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Passo Fundo por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Pontão, Coxilha, Mato Castelhano, Marau, Ernestina, Santo Antônio do Planalto e Carazinho.

Dados Principais sobre Passo Fundo

Aniversário: 28 de Janeiro
Fundação : 1857
Gentílico: Passo-fundense
Area: 780,355 Km²
População 186 028 hab. (2010)
IDH 0,804 - elevado
Prefeitura Passo Fundo

Brasão de Passo Fundo
Brasão de Passo Fundo

Bandeira de Passo Fundo
Bandeira de Passo Fundo

Vídeo sobre a cidade de Passo Fundo
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Passo Fundo

Mapa de Passo Fundo

 

Moradores ilustres de Passo Fundo

 

   

  Sobre o EncontraPassoFundo
Anuncie no EncontraPassoFundo
Cadastre sua Empresa no EncontraPassoFundo (grátis)
Fale com EncontraPassoFundo


Termos do Serviço | Política de Privacidade